Neste artigo, vamos refletir sobre o Pós-modernismo como estilo de época. Assim, vamos apontar as características literárias desse movimento. E você que gosta dos conteúdos do site Literatura!, conheça também os livros de seu autor. É só clicar aqui.
Pós-modernismo ou terceira fase do Modernismo brasileiro?
Na literatura, o Pós-modernismo brasileiro é composto pelo(a):
- Geração de 1945;
- Concretismo;
- prosa pós-moderna.
Alguns estudiosos, no entanto, preferem entender esse período como sendo a terceira fase do Modernismo brasileiro. De qualquer forma, essa ou aquela nomenclatura não altera as características presentes nas obras dos autores e das autoras desse período literário.
Leia também: Quais são as fases do Modernismo brasileiro?
Geração de 1945
Os principais poetas da Geração de 1945 são:
- Ferreira Gullar;
- João Cabral de Melo Neto.
As poesias dessa geração apresentam rigor formal, ou seja, os poetas se preocupam com a estrutura do poema. A distribuição dos versos na página, portanto, é bem planejada e racional. A palavra é valorizada em seu aspecto plurissignificativo (conotativo). No mais, a temática é social e política. Temos, assim, uma poesia engajada.
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O poema “Meu povo, meu abismo”, de Ferreira Gullar, é um exemplo de poema da Geração de 1945:
Meu povo é meu abismo. Nele me perco: a sua tanta dor me deixa surdo e cego. Meu povo é meu castigo meu flagelo: seu desamparo, meu erro. Meu povo é meu destino meu futuro: se ele não vira em mim veneno ou canto — apenas morro.
Concretismo
Os três principais autores do Concretismo são:
- Augusto de Campos;
- Décio Pignatari;
- Haroldo de Campos.
A poesia concreta é marcada pela experimentação. Seus autores se preocupam com a estrutura poética, com a distribuição das palavras na folha de papel. É uma poesia verbivocovisual, isto é, trabalha os aspectos semânticos, sonoros e visuais. Assim, é uma poesia imagética, que alia sonoridade e significado. É, sobretudo, antilírica.
Um exemplo é o famoso poema concreto Luxo, de Augusto de Campos. Nele, a palavra LUXO é ressignificada ao constituir a palavra LIXO. O autor trabalha com o espaço da folha e explora a sonoridade das parônimas “lixo” e “luxo”. A imagem gerada é uma palavra composta pelo acúmulo da palavra “luxo”:
A prosa pós-moderna
Os principais nomes da prosa pós-moderna são:
- Clarice Lispector;
- João Guimarães Rosa.
A prosa escrita entre 1945 e 1978 apresenta características como:
- experimentação linguística;
- metalinguagem;
- estrutura narrativa não convencional;
- reflexão existencial;
- caráter universal;
- monólogo interior.
As duas principais obras com tais características são:
- Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa;
- A hora da estrela, de Clarice Lispector.
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Referências
ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura: tempos, leitores e leituras. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015.
CAMPOS, Augusto de. Luxo. In: CAMPOS, Augusto de. Viva vaia. 5. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2014.
FERREIRA GULLAR. Meu povo, meu abismo. In: FERREIRA GULLAR. Barulhos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987.
* Maureen Bisilliat, licença creative commons.
Este artigo foi escrito por: Warley Matias de Souza.