O Pré-modernismo é ou não é um estilo de época?

Triste fim de Policarpo Quaresma é a obra mais famosa do escritor pré-modernista Lima Barreto.
Triste fim de Policarpo Quaresma, publicado pela editora Obliq, é a obra mais famosa do escritor pré-modernista Lima Barreto.

Neste artigo, você vai entender se o Pré-modernismo é ou não é um estilo de época. Vai conhecer as características desse período literário. Também vai saber quais são os principais autores do Pré-modernismo. E você que gosta dos conteúdos do site Literatura!, conheça também os livros de seu autor. É só clicar aqui.

O Pré-modernismo é um estilo de época?

O Pré-modernismo não é considerado um estilo de época. Isso porque ele não apresenta características originais, mas elementos de outros estilos. Portanto, o Pré-modernismo é apenas um período literário que abarca as obras produzidas entre os anos de 1902 e 1922, isto é, um período de transição entre o Simbolismo e o Modernismo brasileiros.

Leia também: O Naturalismo do século XIX: uma literatura determinista.

Características do Pré-modernismo

Por ser um período de transição, o Pré-modernismo apresenta características de estilos anteriores (Parnasianismo, Simbolismo, Realismo e Naturalismo) e elementos que anunciam o Modernismo:

  • rigor formal;
  • maiúscula alegorizante;
  • temática social;
  • determinismo;
  • cientificismo;
  • nacionalismo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Autores do Pré-modernismo e suas principais obras

  • Euclides da Cunha: Os sertões.
  • Graça Aranha: Canaã.
  • Lima Barreto: Triste fim de Policarpo Quaresma.
  • Monteiro Lobato: Urupês.
  • Augusto dos Anjos: Eu.

O escritor pré-modernista Lima Barreto

Retrato do autor, na ficha de internação no Hospício Nacional de Alienados, em 1914.

Afonso Henriques de Lima Barreto é um dos mais importantes escritores pós-modernistas. Ele é um dos primeiros autores negros a discutir o preconceito racial abertamente, em romances como Recordações do escrivão Isaías Caminha e Clara dos anjos.

Esse cara teve uma vida complicada, acabou ficando alcoólatra e, por isso, foi internado em um hospício mais de uma vez. Além disso, teve pouco reconhecimento em vida. Mas hoje seu livro Triste fim de Policarpo Quaresma é um clássico incontestável da literatura brasileira.

Ele nasceu no dia 13 de maio de 1881, exatamente sete anos antes da abolição da escravatura. Era carioca e, por ter um padrinho rico, acabou estudando em bons colégios, onde enfrentou o preconceito. Chegou até a iniciar a faculdade de engenharia, mas acabou se tornando funcionário público. E faleceu em 01 de novembro de 1922, no Rio de Janeiro.

Então, que tal ler um livro contemporâneo? É só adquirir a obra Pérolas aos porcos e refletir um pouco sobre a realidade brasileira.

Leia também este livro: Fogo nas trevas.

Referências

ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura: tempos, leitores e leituras. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2015.

CBJE. Afonso Henriques de Lima Barreto. Acesso em: 13 nov. 2022.

LITERAFRO. Lima Barreto: dados biográficos. Acesso em: 13 nov. 2022.

MARTHA, Alice Áurea Penteado. Lima Barreto e a crítica (1900 a 1922): a conspiração de silêncio. Acesso em: 13 nov. 2022.

MUSEU Afro Brasil. Lima Barreto. Acesso em: 13 nov. 2022.

PIMENTA, Shyrley. Psicanálise e literatura: o corpo humilhado em Lima Barreto. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Aplicada) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

Este artigo foi escrito por: Warley Matias de Souza.