Neste artigo, você vai conhecer o Realismo de Machado de Assis e saber um pouco sobre a vida desse escritor. Além disso, vai descobrir onde surgiu o estilo de época Realismo e quais são as suas principais características. Também vai conhecer os nomes de outros escritores e escritoras negros da literatura brasileira. E você que gosta dos conteúdos do site Literatura!, conheça também os livros de seu autor. É só clicar aqui.
Onde surgiu e quais são as características do Realismo?
O Realismo é um estilo de época surgido na França com a publicação, em 1857, do romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert. Nessa obra, Emma Bovary, infeliz no casamento, trai seu marido, o médico Charles Bovary. Dessa forma, o autor faz uma crítica ao Romantismo.
Afinal, o Romantismo é caracterizado pela idealização do amor e da mulher, enquanto o Realismo mostra que isso não passa de ilusão. Assim, já que deseja um amor ideal, a personagem de Flaubert não suporta estar casada com o medíocre Charles Bovary. E, por não encarar a realidade, essa mulher jamais vai poder ser feliz.
O Realismo é, portanto, antirromântico e possui uma linguagem objetiva, contrária ao subjetivismo folhetinesco. Assim, critica o estilo de vida burguês e mostra que a felicidade conjugal não passa de uma farsa. Por isso, as obras realistas apresentam o adultério feminino.
O escritor realista retrata a vida da elite burguesa sem o glamour dos folhetins românticos, ou seja, repleta de monotonia, tédio e mediocridade. A literatura realista, desse modo, mostra a realidade como ela é, de forma a denunciar os problemas da sociedade da época.
Para isso, o narrador realista utiliza a razão e, com objetividade, faz a análise psicológica de seus personagens, representantes da burguesia do século XIX. Eles são retratados como hipócritas e fúteis. Não há mais espaço para sentimentos e emoções românticas, predominam a análise e a racionalidade.
A opressão exercida pela elite também é alvo de críticas. Os escritores do Realismo buscam compreender as motivações psicológicas de seus personagens e demonstram que a corrupção humana é inerente a todos nós.
Leia também: Pílades e Orestes, conto de Machado de Assis.
Quais são as características do Realismo de Machado de Assis?
Você sabia que Machado de Assis era negro? Pois é, durante décadas, esse escritor foi branqueado pelos livros didáticos e por alguns estudiosos de literatura. Além disso, Machado de Assis também era gago, sofria de epilepsia e nasceu pobre. Apesar disso, esse cara se transformou no maior escritor da literatura brasileira.
Ele nasceu em 21 de junho de 1839, no Rio de Janeiro. Mais tarde, trabalhou como tipógrafo, revisor de textos e funcionário público. Além, é claro, de escrever romances, poesias, contos, crônicas e peças de teatro. Porém, Joaquim Maria Machado de Assis faleceu em 29 de setembro de 1908, no Rio de Janeiro.
No início de sua carreira como escritor, Machado de Assis se filiou ao Romantismo. Nessa sua primeira fase, predomina a reflexão em torno da ascensão social. Porém, é pela sua segunda fase que o autor é mais conhecido, inclusive no exterior. Assim, em sua fase realista, são recorrentes temas como falsidade no casamento, adultério e jogo de interesses.
Machado de Assis inaugurou o Realismo no Brasil quando publicou seu romance Memórias póstumas de Brás Cubas, em 1881. Suas obras dessa fase apresentam, portanto, as características do Realismo europeu, mas também elementos característicos do autor, como a ironia e o diálogo com o leitor, que é provocado e desafiado pelo narrador machadiano.
É possível afirmar que Machado de Assis é o mais importante escritor brasileiro filiado ao Realismo. Isso porque os outros de seu tempo preferiram o Naturalismo, estilo marcado pelo determinismo e por teorias pseudocientíficas. No entanto, é sabido que a escritora Júlia Lopes de Almeida transita entre o Realismo e o Naturalismo.
Outros escritores e escritoras negros da literatura brasileira
- Carolina Maria de Jesus.
- Conceição Evaristo.
- Cruz e Sousa.
- Elisa Lucinda.
- Lima Barreto.
- Luiz Gama.
- Maria Firmina dos Reis.
- Teixeira e Sousa.
Principais autores do Realismo europeu
- Gustave Flaubert — francês.
- Eça de Queirós — português.
- Benito Pérez Galdós — espanhol.
- Theodor Fontane — alemão.
Então, que tal ler o livro Fogo nas trevas e me dizer se ele mostra ou foge da realidade?
Leia também este livro: Mauri.
Referências
ABAURRE, Maria Luiza M.; PONTARA, Marcela. Literatura: tempos, leitores e leituras. São Paulo: Moderna, 2005.
MEC. Machado de Assis: vida e obra. Disponível em: http://machado.mec.gov.br. Acesso em: 24 dez. 2021.
Este artigo foi escrito por: Warley Matias de Souza.